segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Falta de Ferro no Sangue

- Só tem um jeito de saber se você confia realmente em mim.

- Eu não confio em você. Menos ainda, quando você começa um diálogo com uma frase dessas. Nesses casos, eu realmente desconfio de você.

- É que eu estava pensando em fazer uma experiência e queria contar com sua ajuda, para descobrir no que dá.

- Você quer que eu seja sua cobaia?

- Não é isso. É que eu queria saber se uma pessoa consegue sobreviver por mais de um mês consumindo itens vendidos em farmácias.

- Como assim?

- Eu vejo que há pílulas ricas em zinco, em vitaminas em geral, como A, B, B12, e assim por diante. Sei que há remédios com potássio e ferro. Então, eu queria saber se é possível substituir refeições tradicionais por consumo dessas pílulas, que oferecem em vitaminas e outros elementos da tabela periódica exatamente o que o corpo necessita para suas atividades diárias.

- Que eu saiba, não há vitaminas na tabela periódica.

- Não importa. Você entendeu o espírito da coisa.

- Nesse seu experimento, está valendo beber água?

- Claro. Ou como você faria para engolir essas pílulas? E aí, topas?

- Eu fico um mês sem comer, somente tomando remédios. E você me observa, tira minha pressão, minha temperatura, vê se eu não vou morrer. Daí, no fim do mês, você tira suas conclusões e beleza?

- Eu não tinha pensado em tirar pressão nem em ficar te avaliando. Mas, se você insiste, beleza, possso fazer isso. E aí, topa?

- Você não vai fazer um documentário, não vai fazer anotações e publicar suas conclusões em alguma revista médica, nada do tipo? É só para matar sua curiosidade?

- Isso.

- Nem publicar em um blog?

- Nem.

- Tampouco escrever no twitter ou criar uma comunidade "Já sei o que acontece se as pessoas substituírem comida por remédio" no Orkut?

- Não, não. É só para saciar minha curiosidade mesmo.

- Você paga as pílulas?

- Rachamos meio a meio. Afinal, você iria gastar dinheiro almoçando.

- Tá. Eu topo. Mas, antes, você precisa provar que confia mesmo em mim.

- O que eu tenho que fazer?

- Eu sempre quis saber o que aconteceria se um maluco saísse correndo sem calças pela rua. Se ele somente pararia quando tivesse exausto de correr ou se a população, com porretes e tochas, o alcançaria antes dele virar três esquinas. E aí, topas?

- Eu poderia morrer fazendo isso. Se a população não me matasse, eu morreria de cansaço. 

- Eu sei. O que eu queria saber mesmo é se a pessoa sem calça consegue chegar à terceira esquina sem ser perturbado. 

- Isso é fácil responder. Se for o Usain Bolt, chega. Se não for, é abatido antes. Pronto, respondido. Acabou sua curiosidade. Agora, podemos passar para a minha experiência. Vai almoçar o que amanhã? Pílulas de zinco e capsulas de vitamina A?

- Comecemos com muita vitamina C. Prefiro morrer de inanição, intoxicação ou qualquer outro "ão" do que de escorbuto. 

Um comentário:

Loan disse...

Gostei! Confesso que já pensei nas duas hipóteses, se realmente dariam certo. Cabrero pensar que não podemos nem sair pelados nas ruas...