quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Trilogias e sexologias

— Muita gente fala de Star Wars, De Volta para o Futuro, Indiana Jones, mas minha trilogia preferida da história do cinema é a de Porky’s.

— Indiana Jones tem cinco filmes, filho. Como será que se diz isso, pentologia? E Star Wars tem seis filmes, ou seja, sexologia.

— Pouco importa. Na essência isso aí tudo é trilogia. O que veio depois dos três primeiros filmes é tudo perfumaria. Que eu saiba, só Rocky conseguiu ultrapassar essa barreira, mantendo o nível de excelência nos seis filmes.

— Menos o Rocky 5, vai?

— Rocky 5 é ruim mesmo. Mas aí a gente pode encaixar no lugar dele o Rambo I e fica uma sexologia de primeira qualidade.

— Rambo, sim, é uma boa trilogia.

— Mas já lançaram o Rambo 4. Se bem que, pensando bem, como já tiramos o Rambo I pra encaixar na sexologia de Rocky, então Rambo é uma trilogia de fato mesmo. Mas uma trilogia ruim.

— Melhor que a de Porky’s.

— Não, não. Era justamente o que eu dizia. Porky’s é a melhor trilogia do mundo. A do Kieslowski, por exemplo, fica no chinelo.

— Heresia.

— Peguemos Porky’s I. É um retrato crítico da decadência da sociedade americana. Expõe o preconceito com os judeus, os abusos de pais alcoólatras, os dramas existenciais da juventude...

— Puta chatice.

— Mas tudo isso em meio a idas e vindas a um puteiro fuleiro, festas de putaria, pegadinhas de putaria, trepadas e uma grande lição sobre como realizar uma vingança de superior qualidade.

— Aí, sim. Puta filmão!

— E Porky’s 2 vai por aí também, mas aí a molecada tem que aliar essas putarias todas com uma briga feia com a Klu Klux Klan. E depois da KKK, a briga é com uma espécie de liga das senhoras católicas, que na verdade são protestantes. Barra pesada.

— De fato, com esses elementos, não tem como ser ruim.

— No terceiro filme eu fico com um pouco de pena do Porky, que estava ganhando a vida quase honestamente com um barco-cassino e acaba se fudendo de novo na mão da molecada. O que salva o filme é que todos os atores já passaram dos 30 anos e fazem papel de quem está no colegial.

— E isso é bom?

— Não é muito, mas o filme foi o precursor desta prática e abriu um precedente, o que faz dele o “Cidadão Kane” dos filmes e séries de adolescentes.

— Chato de novo.

— Mas para compensar isso tudo, o diretor enfiou na trama um jogo de basquete incrível, várias chantagens e mais um monte de putaria.

— E tem gente que ainda não entende por que o cinema é chamado de a Sétima Arte.

Um comentário:

Buchabick disse...

"Olha quem está falando" é uma trilogia?

Se for, merece um lugar na relação das melhores do mundo. Bebês falantes são muito legais. O mesmo serve para cavalos e cachorros que sabem falar em filmes do SBT.

Embora eu ache Porkys filhote perto de O Ultimo Americano Virgem em termos de densidade dramática, a teoria é excelente, Costela.