quarta-feira, 29 de abril de 2009

Paçocas Amor

- Esses dias eu comprei este saco de bala de paçoca num semáforo. Achei bem ruim. Quer uma?

- Sou contra esse tipo de coisa.

- Comprar coisas em semáforo?

- Não, não. Disso sou a favor. Já comprei de tudo e sempre dá para negociar. O último globo terrestre que adquiri, comprei em um farol do Butantã. Acho que na rua Vital Brasil. O vendedor me fez pela metade do preço e, como não tinha troco, me voltou uma bóia do Pato Donald. Farol é garantia de bons negócios.

- Nem sempre. Essa bala de paçoca aqui é horrível. 

- Acredito. Mas como eu dizia, sou contra esse tipo de coisa. 

- Não falou o tipo de coisa. Semáforo? Paçoca? Bala? Não entendi.

- Sou contra coisas que emulam outras coisas que são feitas de outras coisas.

- Você é contra bala de paçoca?

-  Isso. Mas não só. Toda paçoca é de amendoim, correto?

- Parece que tem uma paçoca no nordeste que é salgada e é feita de carne. Serve essa?

- Não serve. Esotu falando da paçoca doce, a que nós conhecemos como paçoca. Tipo a Amor.

- Tipo a Amor, então aí, sim, todas são de amendoim.

- Certo. Nesse caso, então, a bala teria de ser de amendoim, não de paçoca.  Qual a diferença entre uma bala de paçoca e uma bala de amendoim? Nenhuma. Então, a bala de paçoca é uma enganação.

- Desenvolva.

- Para ser uma bala de paçoca, ela deveria esfarelar, já que a principal característica da paçoca, ao lado do fato de ser se amendoim, é esfarelar. Mas a partir do momento que ela esfarelar, vai deixar de ser bala e se tornará uma paçoca. Bala e paçocas são antíteses. Não se pode criar balas de paçocas assim como não se pode criar paçocas de balas de amendoim.

-  Mas criaram. Olha aqui na minha mão: tenho um pacote pela metade de bala de paçoca. Como você chama isso?

- Bala de amendoim querendo te enganar. Aliás, me dá uma, para eu experimentar.

- Pega todas.

- ...

- Gostou?

- Argh! Parece que tem areia dentro. Acho que tá podre.

- É a textura do tipo paçoca que dá a impressão arenosa na bala.

- Nossa! Eu já era contra na teoria, agora sou contra na prática. 

- Falei que era ruim.

- Então,mas essa minha implicância com coisas que emulam outras que são feita de outras vai além da bala de paçoca. Por exemplo, pastel de pizza. 

- Aquele que vai queijo, orégano e tomate?

- Exatamente. O pastel de pizza me irrita porque tem um nome muito genérico para algo bem singular. Existem pizzas de atum, pizzas portuguesas, pizzas quatro queijos. Acho que o pastel deveria chamar pastel de pizza de queijo, tomate e orégano. Porque deixando o termo "pastel de pizza" em aberto, o vendedor poderia, em tese, enfiar o que quisesse dentro e dizer " é de pizza de atum", "é de pizza portuguesa" e assim vai.

- No caso, o mais correto seria chama de "pastel de queijo, tomate e orégano", porque de pizza ele não tem nada. A não ser que o pastel de pizza passe a ter, dentro dele, massa de pizza. Nesse caso, o nome pastel de pizza teria a ver. 

- Pois é, é muita falta de lógica. Isso me irrita. Muito. Extremamente. Absurdamente. Fico uma fera. E me dá mais uma bala, porque minha boca ficou seja. 

- Mas só tem a de paçoca.

- Me dá já!

3 comentários:

Flavinha disse...

1) Sim, essa bala é horrivel
2) Eu ja comprei um boneco inflavel do Bob Esponja no farol que custava 30 reais a principio e eu consegui pagar 10 pq o farol abriu e o cara decidiu vender rapido.
3) Minha filha 2 chama-se Paçoca.

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Paçoca salgada do Nordeste? Adoro! É feita com carne do sol batida no pilão e farinha, super recomendo.

Na linha "sabores exóticos" recomendo sorvete de manjericão também. Juro que é bom.

Beijos,

Bela

cat disse...

be entertained