segunda-feira, 20 de abril de 2009

Dimas e o Plano Verão

- Se tem uma coisa que me irrita é nome óbvio.

- Eu não me incomodo com Maria e José. João e Dimas me enervam um pouco, mas nada que me deixe louco.

- Não é bem disso que estou falando.

- Não está falando de nomes comuns?

- Não. Eu disse "nomes óbvios".

- Ah. Entendi "nomes comuns".

- E, de qualquer forma, eu até aceito José, João e Maria como nomes bem comuns. Mas Dimas, não.

- Não? Na minha rua havia três Dimas quando eu era criança. Na minha sala, no pré, tinham três também.

- Caramba! Você conhece seis Dimas?

- Não, só três mesmo. Os da escola moravam na minha rua.

- Engraçadão, o senhor. 

- Sim, mas o fato de eu ter conhecido três Dimases não te espanta?

- Dimases?

- Plural de Dimas.

- Como você sabe?

- Perguntei para eles. Os três foram unânimes.

- Isso no pré?

- É.

- Hummm. Informação confiável, não?

- Não importa. Só reiterando: é muito Dimas. Por isso até achei que era um nome comum. 

- É um fato interessante conhecer tantos Dimas. Mas...

- Dimases.

- Como?

- Você errou a flexão. Três Dimas são três Dimases.

- De qualquer forma, voltando à questão inicial, eu disse "nomes óbvios", não "nomes comuns".

- E o que vem a ser "nomes óbvios"? Paulo Paulada? Maria Marieta?

- Não, nada disso. Me referia a estabelecimentos comerciais. Por exemplo: "Padaria Bom Pão", "Açougue Boi Farto". Acho desnecessário se referir ao produto que a empresa trabalha no nome dela.

- Bom, para mim, padaria tem que ter flor no nome. "Flor do Castelo", "Flor da Vila Rudge". E tem que ficar, necessariamente, em esquina. Padaria que fica no meio do quarteirão me dá angústia, falta de ar, essas coisas. Nem entro. Cruz credo.

- Mas você não acha desnecessário citar o produto no meio do nome da empresa? Que falta de imaginação dos diabos.

- Nunca tinha pensado a respeito. Mas acho que o nome facilita. Tem uma churrascaria em Curitiba chamada Per Tutti. Aposto que muita gente já chegou lá e pediu logo umas 4 pizzas para viagem.

- Ninguém mais pede pessoalmente pizza para viagem. No máximo ligaram lá pedindo.

- E receberam um cupim bem mal passado no lugar da muzzarella. Mas esse não é o ponto. O ponto é: você prefere uma padaria chamada "Padaria Centro Textil de Sorocaba" do que "Bom Pão"? 

- Sem dúvida. Sou mil vezes "Açougue Equipamentos Aquáticos do Glick" do que "Boi Gordo".

- Tem um diabo de um lugar no Sumaré, perto da MTV, chamado "Padaria dos Artistas". Pelo menos é conhecido assim. Esse nome me agrada.

- Porque não é uma padaria, procede?

- Exato. É uma lanchonete. Eles não fabricam pão. E os artistas que vão lá são só uns meio falidos da MTV, que nem dá para considerar artista. O nome é muito nada a ver.

- Imagina o que não entrou de gente lá querendo uns pãeszinhos e recebeu um "não" na cara. Triste isso.

- Bom, mas aí o cliente pode se virar, se quiser mesmo um pão puro. Basta pedir um pão com manteiga e tirar a manteiga.

- Nesse caso, é mais fácil pedir um pão com queijo frio. Daí, basta jogar longe o queijo e pronto. O pão volta a ser um pão francês comum, exceção ao fato de estar cortado.

-Interessante é que um pão com queijo é mais caro do que um pão com manteiga, que é mais caro do que um pão francês simples. Mas para o cidadão conseguir seu pão francês, nesse caso, terá de pagar mais para ter menos. Incrível o mundo da economia, do pão francês e da Padaria dos Artistas, né? 

-Parece até o Plano Cruzado II.

- Era assim a base do Plano Cruzado II?

- Sei lá, esse nome não significa nada para mim. Assim como Plano Verão. Aliás, é por isso que eu gosto dos nomes dos planos econômicos do Brasil. O nome nunca tem a ver com o que eles propõem. O dia que criarem um Plano Boi Gordo ou Plano Bom Pão, aí sim morro feliz.  

-----------------------------------

Colaboração incidental: Camila, a menina que odeia nomes óbvios.

2 comentários:

Camila Pratti disse...

Nomes óbvios além de desnecessários podem causar certa confusão no consumidor. Aqui perto de casa tem uma padaria chamada Bienal dos Pães. Que eu saiba bienal é o mesmo que bianual ou o que acontece a cada dois anos. Logo, se só vende pão a cada dois anos pq não batizar uma tinturaria com o nome de Bienal dos Pães, por exemplo?

Flávia disse...

Muito bacana esse blog, acabou c/ meu sono pós feriado além de me proporcionar boas risadas.