sexta-feira, 12 de junho de 2009

Inferno, Inverno e Outras Estações

- Depois que eu fui aos Andes, conclui uma coisa: o inferno não é quente, é gelado.

- O Zé do Caixão concorda com você. 

- Como?

- O inferno, nos filmes dele, era gelado. E detalhe: ele usava pipoca para dar a impressão de neve.

- Como é que nevava no inferno se o inferno é coberto?

- Não nevava. 

- E de onde surgia a neve? Ah, já sei, do microondas, já que a neve era pipoca.

- Não, engraçadinho. Não nevava porque a neve SEMPRE esteve lá. E nunca derretia.

- Precisa mesmo usar esse "sempre" em maiúsculas?

- Precisa. É para dar ênfase na argumentação. 

- Ah, tá. São dois bons argumentos esses da neve eterna e do "sempre" com ênfase.

- Obrigado. 

- Mas eu não sei se concordo com você e com o Zé do Caixão. Eu acho que o inferno de dia é quente, quente, quente. À noite, frio, frio, frio. Não há uma temperatura só, não. Há duas. E extremas.

- Você acha que o inferno é o deserto do Saara?

- Mais ou menos isso.

- Mais ou menos, não. Exatamente o Saara. Pelo cenário que você pintou aí, o inferno é o Saara, mas sem areia.

- Ah, mas eu acho que não tenha areia mesmo. Acho que de dia, quando é quente, o inferno é forrado com carpete. À noite, quando faz frio, substituem por uma fina chapa de alumínio recorberta pela pipoca.

- O pessoal da construção civil trabalha bastante lá, né?

- Depois que o Sérgio Naya morreu, as coisas melhoraram bem nessa área por lá. 

- Sei.

- E vou além, hein. À noite, quando faz frio, de 15 em 15 minutos vem alguém e te joga um balde de água no corpo. 

- Eita!

- E de dia, quando faz calor, te obrigam a usar casaco de peles e cachecol.

- Nossa! E o que te dão para comer? O pão que o diabo amassou.

- A piada é boa, mas não condiz com o que servem nas refeições.

- E o que é?

- Pipoca fria e amanhecida. Pode ser adquirida diretamente do chão mesmo.

- Mas que inferno, hein!

- Ele não tem esse nome por acaso.

Um comentário:

Flávia D'Álima disse...

Ninguém me perguntou eu sei, mas eu acho que o inferno tem fogo, mas é um fogo gelado, assim as pessoas ficam desesperadas com a imagem e confusas com a temperatura. Acho q comem miojo frio.
E as vezes acho que o inferno deve ser parecido com a minha casa com milhões de mães recém iniciadas na menopausa e totalmente enlouquecidas, e outras vezes acho que deve ser chato, chato tipo o lugar onde tô trabalhando.