quinta-feira, 21 de maio de 2009

Cinema, Elevadores e Urubus

- E esse trailer do novo filme do Sherlock Holmes, hein? É o Guy Ritchie que dirige. Não tem como dar errado.

- Que Guy Ritchie? Aquele que fez Swept Away, com a Madonna?

- Sei lá se ele fez esse. Ele fez Snatch e Jogos e Trapaças e Dois Canos Fumegantes.

- Peraí que saiu a escalação da Copa das Confederações. 

- E?

- O Dunga insiste em Josué e Gilberto Silva.

- Argh! Deu  até uma queimação em ouvir na sequência as palavras seleção, Josué e Gilberto Silva.

- E olha aí como ele gosta de goleiro ruim. Chamou o Gomes para o lugar do Doni.

- Mama mia! Chega a ser um dom saber escolher tanto goleiro zuado.

- Então, sobre o Guy Ritchie. Depois que vi 25 minutos de Slept Away, jurei que nunca mais veria qualquer filme dele.

- Mas, olha só, ele se separou da Madonna. Antes da Madonna, só fez filmão. Durante o casório, só lixo. O que me leva a crer que eles faziam tanto sexo que ele escalou um impostor no lugar dele para fazer filmes. Aí rolaram umas bombas mesmo. Talvez seja o caso desse Swept Away. Mas agora que se separou, pode voltar a fazer filme bom.

- Sei lá. Sei que prometi a mim mesmo não ver qualquer outro filme dele. Mas os da Madonna eu continuo assistindo. Corpo em Evidência é um clássico.

- E Evita? Outro clássico. Esse sim, de um gênio que nunca erra: Alan Parker, o melhor diretor de todos os tempos. Talvez ele tenha errado em The Wall, mas como nunca vi e nem vou ver, não quero saber.

- Mas você vai me dizer que ele não errou em The Commitments? Ora, francamente... quem é que engole essa historinha de banda que começa a fazer música e aí tchananã, aquele negócio todo, que vem uns guéri-guéri? Eu não caio nessa.

- Eu não sei onde estou com a cabeça que não lhe sento a mão na cara neste instante. Você está falando de um dos melhores filmes do universo inteiro. Se falar mal de Simplesmente Amor ou de Tropas Estelares, eu te pego de pau agora.

- Tropas Estelares é sub-A Reconquista, do John Travolta. Quebra o galho para os fãs que esperam ansiosamente A Reconquista 2. E não preciso nem dizer o que penso de Simplesmente Amor, certo? Todo mundo sabe que Simplesmente Amor é uma cópia cuspida e escarrada de Beethoven, o Magnífico 2.

- Meu Deus! Providências serão tomadas. Seu chefe é baiano, não é?

- É. O que tem isso?

- Vou encaminhar um e-mail anônimo a ele, dizendo que você disse que nunca leu Capitães da Areia, que a Carla Perez é enganação, que o Cumpadi Washington é feio e que o Elevador Lacerda não é um elevador e que os baianos querem nos enganar todo mundo com essa história de elevador. Vou te ferrar direitinho.

- Mas eu nunca disse isso. Além do que, se eu dissesse que o Elevador Lacerda não é um elevador, o que eu diria que ele seria?

-Ele só tem um andar, não é? Só em cima e embaixo?

- É.

- Então vou dizer que você disse que era um iô-iô gigante.

- Olha... eu nunca disse isso. Mas agora vou concordar com o senhor. Entretanto, há de se admitir que Iô-Iô Gigante Lacerda não ficaria um bom nome. Nesse caso, eles precisariam mudar o nome para Iô-Iô Gigante dos Incas Venusianos.

- Muito grande para falar. Daria preguiça nos baianos. Sugiro o nome iô-iô, somente. Mesmo porque iô-iô parece iorubá e assim eles se acostumariam rápido.

- Mas iô-iô parece também letra e música do Bob Marley.

- Olha aí, que sorte. As músicas do Bob Marley poderiam ser tocadas dentro do "iô-iô, ex-Elevador Larcerda". Seria o primeiro tipo de música de ex-elevador do mundo.

- Reggae em geral é música de elevador. Dá um sono danado.

- E música de ex-elevador, como seria?

- O que seria o correspondente ao ex-sono?

- Se sono é quando a pessoa está acordada mas com vontade de dormir, ex-sono eu acho que é quando a pessoa tá dormindo mas com vontade de acordar.

- Tipo um sonambulismo? 

- Exatamente. Reggae é música de sonâmbulo.

- Mesmo porque só dormindo para aguentar.

- Imagina você sonambulando em um elevador, ao som de um reggae interminável.

- Deus do Céu! Ainda bem que o iô-iô, ex-Elevador Lacerda só tem um andar. A viagem deve ser rápida.

- E ainda bem que é fechado. Porque se fosse aberto, o que ia ter de sonâmbulo se jogando lá de cima ia ser uma grandeza.

Nenhum comentário: