segunda-feira, 13 de julho de 2009

Varre, Varre, Vassourinha

- Eu estava ouvindo, ainda agora, um disco de um tal de Vassourinha.

- Tem nome de palhaço. É um disco de piadas?

- Não. É um sambista mesmo. Que, aliás, pelo que fiquei sabendo, morreu de um estranho mix de várias doenças aos 19 anos. 

- Como assim?

- Li que "foi vítima de um mix muito louco de tuberculose, reumatismo e tudo mais que se pudesse pensar em termos de moléstias".

- Eu sempre quis pegar escorbuto. Acho que não ligaria se morresse de escorbuto.

- Por quê?

- Ah, minha mãe sempre disse que escorbuto é doença de pirata. E eu sempre quis ser pirata. Mas como não nasci com perna de pau, não preciso de tapa-olho e tenho medo de papagaio, acho que o modo mais próximo que tenho de ser pirata é pegando escorbuto. 

- Que coisa sublime.

- Também acho.

- Ainda bem que você nunca quis ser Papa.

- Por quê?

- Porque a minha mãe dizia que um tal papa qualquer aí, acho que Pio qualquer coisa, morreu de soluço. Como você não é católico, não acredita em rezas em geral e nunca usou uma batina, o jeito mais próximo que você teria de ser Papa seria pegando soluço e morrendo dele. 

- Nossa! Que sorte que eu tenho de querer ser pirata. Mas, me diga, o que você ia falar sobre o Vassourinha?

- Ah, sim. Esse disco que estava ouvindo. Há uma sequência de faixas muito boa. Uma das primeiras chama "Emília".

- Certo.

- Depois dela, vêm outras. Aí, entra a sequência "Olga", "Tá gostoso", "Amanhã eu volto" e Amanhã tem baile".

- Esse Vassourinha foi contando a história aos poucos, não? 

- Pois é. Mas depois de "Amanhã tem baile", vem "Volta para casa, Emília". O que, para mim, faz total sentido. Ela cansou de tanta baderna com a Olga e nesses bailes da vida e se pirulitouzis.

- Depois de "Volta para casa, Emília", qual é?

- Acaba o disco.

- Nossa! Então quer dizer que ela voltou com um pau de macarrão e matou o cidadão de tanta porrada.

- Bom, pelo que li, ele morreu de um mix de moléstias.

- Ah é. Então aposto que ela voltou com um saquinho cheio de Ébola, tacou na sopa do Vassourinha e se mandou. Ele tomou a sopa e não conseguiu voltar para terminar o disco no dia seguinte. 

- Mulher é vingativa mesmo, não?

- Que o diga o Vassourinha. Morreu de Ébola em uma época que isso nem existia.


Nenhum comentário: