sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Com muito menos, Galileu fez miséria

- Se a gente cavar um túnel em linha reta, passando pelo centro da Terra, quanto será que dá de distância daqui até o Japão?

- Não sei se daqui, em linha reta passando pelo centro da Terra, chegamos até o Japão.

- Mas considerando que cheguemos. Quanto será que dá de distância?

- Deixe-me pensar. 

- Como informação adicional, te digo que o Pré-Sal está 7 quilômetros Terra adentro.

- Para que eu usaria uma informação dessas?

- Ah, sei lá. Galileu descobriu que a Terra era redonda só olhando para o Sol. Acho que com uma informação sobre a distância do Pré-Sal podemos calcular melhor.

- Galileu era gênio. A gente, não.

- Será que era gênio mesmo? Ou será que era um chutador que acertou?

- Como assim?

- Naquela época devia ter todo tipo de gente defendendo teorias sobre o formato da Terra. Um que dizia que era quadrada, outro, plana. Um, que era sustentada por uma macarronada gigante suspensa por um enorme coelho. Outro, que era a macarronada que segurava o coelho. Daí, entre tantos chutes, alguém iria acertar. No caso, Galileu.

- Bom, o fato é que ele acertou. E somente olhando para o Sol.

- Imagina a miséria que não faria se tivesse uma régua. 

- Vixe, ia ficar pequeno pro Eisntein, pro pessoal da Inquisição e até para o povo do Kumon. 

- Mas, voltando à distância Brasil-Japão via centro da Terra. Acho que, usando o Pré-Sal como base, devem ser uns 23 quilômetros.

- Só? Você tá me dizendo que o Japão e o Butantã tem as mesma distância saindo daqui?

- Não sei. Deixe-me pensar mais. Galileu fez mais do que isso só olhando para o Sol.

- Imagina o que ele não faria com um compasso e uma trena.

- Pois é. Peraí, vou pegar aquela bola de futebol que está jogada ali.

- Ok.

- Ó. Daqui até o meio dela são uns 10 centímetros. Logo, então daqui até a outra ponta são 20 centímetros. Agora, passemos isso para a Terra. Como?

- Sei lá. Que tal multiplicando?

- Certo. Vamos de proporção. Essa bola tem 20 centímetros entre Brasil e Japão. A Terra é quantas vezes maior do que essa bola?

- Um milhão de vezes maior?

- Certo. 20 centímetros vezes um milhão dá quanto? 20 milhões centímetros. O que dá quanto em quilômetros? 

- Hummm. Acho que dá 20 quilômetros.

- Pronto, é isso. Estamos a 20 km Terra adentro do Japão.

- O que torna o Butantã levemente mais perto. 

- Empate técnico, eu diria.

- Exatamente.

Nenhum comentário: